Raio X da profissão TI – Analistas – parte 3

Catarina TI - avatar Linkedin

Segurança da InformaçãoÀ medida em que as empresas estão cada vez mais preocupadas com proteção da informação a segurança de informação é uma área em forte ascensão no Brasil. A evolução dos ataques e melhorias na exploração das vulnerabilidades que aumenta a cada ano tem tornado o papel do Analista de segurança de fundamental importância. O número de incidentes de segurança de informação vem aumentando ao longo dos anos, dentre as ameaças podemos citar: infecção por vírus, Worm, Trojans, ataques Denial of Service contra as redes e sistemas, invasão de sistemas, etc.

A popularização da Internet e o avanço tecnológico têm favorecido na complexidade do ataque ,numa maior quantidade de ocorrências e num número maior de ferramentas que podem ser utilizadas para o ataque. Isso tem tornado o trabalho do analista de segurança um tanto quanto difícil, exigindo que o profissional de segurança da informação seja cada vez mais especialista para que possa contribuir na minimização dos riscos quanto ao roubo de informações, na detecção de vulnerabilidades em sistemas, servidores e aplicações. Outras atividades inerentes ao analista de segurança é definir políticas de segurança de rede, gerenciar firewall, antivírus, etc.

Mas não apenas as ameaças externas representam risco para a segurança da informação, pois os próprios funcionários das empresas são considerados ameaças de alto risco quando mal-intencionados ou por falta de conscientização da importância da manipulação da informação.

É de suma importância perceber que não apenas formação acadêmica é necessária para ingressar nessa profissão, deve-se atrelar esse conhecimento a outros, como por exemplo, tirar cerificações da área de segurança¹, conhecer como costuma pensar e agir um hacker, ter conhecimentos sobre gerência de TI para poder gerir as políticas de segurança, entre outros. Enfim, é um profissional que além de conhecer sobre criptografia, certificação digital, cifra, firewall, e outros assuntos específicos da área de segurança da informação, deve conhecer também outros assuntos da área de TI. Então, para você que gosta da área de segurança comece a direcionar seus estudos nesses temas principais, lembrando que segurança abrange outros conhecimentos.

¹ Para os interessados no assunto, aproveitem a parceria do Blumenau TI com a TI Exames. Todas certificações com 10% de desconto, basta apresentar o código bônus no ato da compra.

 

Leia a outra matéria:

Raio X da profissão TI – Analistas – parte 2

Deixe uma resposta

Acompanhe por e-mail

Venha fazer parte da equipe QualityPress!  Buscamos profissional para vendas internas e externas, que goste do trabalho em equipe e saiba interagir com o cliente.  Atuará na área comercial com prospecção de novos clientes para a empresa, atendimento a clientes por telefone, e-mail e presencial (interno ou externo).  Queremos um(a) profissional que goste de novos desafios, tenha disciplina, confiança, goste
Horário: Segunda a sexta-feira das 08h as 12h – 13h12min as 18h Disponibilidade para Viagens. Escolaridade: Ensino Superior Completo ou cursando. Competências Técnicas: Venda de Software e Venda de Serviços. Experiência necessária: Em vendas complexas, não especificamente na área de TI. Relacionado
Estamos buscando profissional para atendimento de demanda pontual de desenvolvimento em PHP. O projeto terá duração de 6 meses, podendo se estender a 1 ano.  Conhecimentos necessários: PHP 5.6 Composer MySQL 5.6 XAMPP Git HTML 5 JQuery Será diferencial:  Yii 2 PHP 7 PhpStorm ou JetBrains REST Bootstrap MySQL Workbench MariaDb Linux Serviços da Amazon: Elastic Beanstalk, EC2, RDS, ELB.
Programador Delphi para atuar no desenvolvimento e manutenção de sistema de gestão administrativa; Requisitos: Experiência prática em delphi;Conhecimento em orientação a objetos, Banco de dados / SQL Benefícios: * Vale alimentação/refeição.* Auxílio Educação.* Plano de saúde estadual 100%.* Seguro de vida.* Convênio com farmácias e subsídio de 30% para medicamentos com receita.* Convênio com estabelecimentos * Remuneração diferenciada   Relacionado
Para atuar em empresa líder nacional em documentos fiscais eletrônicos e gestão WEB para pequenas empresas. Atividades: Atendimento telefônico, atendimento via chat, acesso remoto para solução de problemas e atendimentos de chamados. Remuneração: Salário + Vale transporte, vale refeição, Unimed, curso de inglês e seguro de vida. Horário de Trabalho: 13h00 às 22h00, com uma hora de intervalo.Formação: Superior em Sistemas de Informação ou
/* */