Raio X da profissão TI – Analistas – parte 3

Catarina TI - avatar Linkedin

Segurança da InformaçãoÀ medida em que as empresas estão cada vez mais preocupadas com proteção da informação a segurança de informação é uma área em forte ascensão no Brasil. A evolução dos ataques e melhorias na exploração das vulnerabilidades que aumenta a cada ano tem tornado o papel do Analista de segurança de fundamental importância. O número de incidentes de segurança de informação vem aumentando ao longo dos anos, dentre as ameaças podemos citar: infecção por vírus, Worm, Trojans, ataques Denial of Service contra as redes e sistemas, invasão de sistemas, etc.

A popularização da Internet e o avanço tecnológico têm favorecido na complexidade do ataque ,numa maior quantidade de ocorrências e num número maior de ferramentas que podem ser utilizadas para o ataque. Isso tem tornado o trabalho do analista de segurança um tanto quanto difícil, exigindo que o profissional de segurança da informação seja cada vez mais especialista para que possa contribuir na minimização dos riscos quanto ao roubo de informações, na detecção de vulnerabilidades em sistemas, servidores e aplicações. Outras atividades inerentes ao analista de segurança é definir políticas de segurança de rede, gerenciar firewall, antivírus, etc.

Mas não apenas as ameaças externas representam risco para a segurança da informação, pois os próprios funcionários das empresas são considerados ameaças de alto risco quando mal-intencionados ou por falta de conscientização da importância da manipulação da informação.

É de suma importância perceber que não apenas formação acadêmica é necessária para ingressar nessa profissão, deve-se atrelar esse conhecimento a outros, como por exemplo, tirar cerificações da área de segurança¹, conhecer como costuma pensar e agir um hacker, ter conhecimentos sobre gerência de TI para poder gerir as políticas de segurança, entre outros. Enfim, é um profissional que além de conhecer sobre criptografia, certificação digital, cifra, firewall, e outros assuntos específicos da área de segurança da informação, deve conhecer também outros assuntos da área de TI. Então, para você que gosta da área de segurança comece a direcionar seus estudos nesses temas principais, lembrando que segurança abrange outros conhecimentos.

¹ Para os interessados no assunto, aproveitem a parceria do Blumenau TI com a TI Exames. Todas certificações com 10% de desconto, basta apresentar o código bônus no ato da compra.

 

Leia a outra matéria:

Raio X da profissão TI – Analistas – parte 2

Deixe o seu pensamento

Acompanhe por e-mail

Startup de Joinville/SC está com vaga para Vendedor(a) de Soluções em TI!! Venha conviver em um ambiente moderno, time em alta sinergia, em busca de resultados!  Venha para QAMetrik! Buscamos profissionais com perfil empreendedor, comunicativo(a), dinâmico(a), habilidades com gestão, que goste de desafios e metas agressivas. Experiência: Experiência com vendas em TI. Experiência com segmento de TI. Graduação em Administração, Marketing ou
Estamos contratando Programadores PHP em BlumenauRequisitos:Desenvolvimento: PHP, Subversion.Banco de dados: MySQLWeb: HTML, XHTML, CSS, JavaScript, jQuery, AJAX.Benefícios:Remuneração a CombinarVale AlimentaçãoÓtimo ambiente de trabalho em Condomínio com Academia, Área de LazerPlano de saúdeParticipação resultados por projetoCrescimento profissional.
Programador Delphi para atuar no desenvolvimento e manutenção de sistema de gestão administrativa; Requisitos: Experiência em delphi;Conhecimento em orientação a objetos, Banco de dados / SQL Benefícios: * Vale alimentação/refeição.* Auxílio Educação.* Plano de saúde estadual 100%.* Seguro de vida.* Convênio com farmácias e subsídio de 30% para medicamentos com receita.* Convênio com estabelecimentos* Remuneração diferenciada  
– Responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema interno, utilizando a ferramenta Genexus (versão 8.0); – Responsável por codificar, testar e documentar, atendendo às demandas de clientes internos; – Programar as rotinas, executando as atividades de correção, manutenção do sistema, implementações e melhoria de performance; – Documentar o código fonte, cumprindo os requisitos técnicos definidos no projeto; – Elaborar e
Estamos contratando pessoas que queiram trabalhar com tecnologias Microsoft Windows Server. Dentre as muitas atividades, algumas são as principais: Resolução de incidentes, atendimento ao cliente, implementação de melhorias e implementação de projetos. Oferecemos: Oportunidade para mostrar seus talentos e ganhar conhecimentos; Vale Refeição ou Alimentação; Auxílio Transporte; Plano de saúde; Quick Massage; Seguro de vida; Convênio com farmácia; Ambiente alternativo de trabalho;