Upgrade no CV? Use o voucher CATARINTA2018 na TIExames para ganhar 12% desconto.

Aplicativo para Android criado por empresa de Bumenau traz nível do rio e informações para dias de chuva

O aplicativo conta com uma série de informações e contatos que o usuário pode precisar em dias chuvosos. “Na região do Vale já chove o dobro da média anual, o que leva seus moradores a uma nova rotina de adaptação, especialmente quando essas chuvas causam cheias habituais do Rio Itajaí-Açu, além de outras ocorrências como deslizamentos de terra”, explica Manoel Fernandes Neto, idealizador do aplicativo.

O Dias de Chuva foi lançado no final de outubro e, na primeira semana, já contabilizou mais de 100 downloads. Na primeira versão, estão disponíveis oito cidades: Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Itajaí, Pomerode, Rio do Sul e Timbó. De acordo com Neto, até 2012 a previsão é atingir 20 municípios e, posteriormente, todas as principais cidades de Santa Catarina.

Neto esclarece, no entanto, que o aplicativo não serve apenas para casos de enchente. “Como o próprio nome sugere, o aplicativo foi desenvolvido para os dias de chuva, não só em casos de cheias, mas toda a chuva que comprometer a mobilidade no espaço urbano. Assim, o usuário tem à disposição, sob forma de links patrocinados, uma lista com serviços de entrega, como empresas de alimentação e entretenimento. Esses serviços dão sustentação ao projeto, já que ele é gratuito”, destaca. As empresas interessadas em apoiar o projeto podem realizar o cadastro no site Dias de Chuva.

SERVIÇOS

O Dias de Chuva apresenta vários menus que podem ser acessados de acordo com a necessidade. No menu SOS, por exemplo, há informações e contatos da Defesa Civil, corpo de bombeiros, prefeituras e mídias, com links das principais estações de rádio e canais de televisão regionais. No menu Urgência, são encontrados os contatos de hospitais, pronto-socorros, serviços de emergência e funerárias. 

Divulgação
Aplicativo Dias de Chuva - controle do rio
Aplicatico permite ao usuário saber nível do rio em tempo real e obter contatos de serviços de entrega

No item Locomoção, o usuário pode informar-se sobre o trânsito urbano e rodoviário, e em Suprimentos encontram-se informações sobre alimentação, energia e água. Já no menu Nível do Rio, é possível acompanhar o nível do Rio Itajaí-Açu nas diversas cidades, com base nas informações do Comitê Itajaí. Também constam os índices pluviométricos, clima, temperatura e previsões. 

O aplicativo ainda apresenta um perfil de cada cidade com população, índices e localizações. Também traz os órgãos estaduais e entidade de apoio, além de notícias, imagens e vídeos pelo Twitter. O próprio usuário pode participar com opiniões e informes por meio de uma conta no Facebook.

Outra função do aplicativo é o “Atualizar Dados”, disponível logo na entrada do sistema, onde o usuário pode atualizar constantemente as informações das cidades com acesso irrestrito, mesmo quando a conexão de internet seja breve ou comprometida. 

O Aplicativo Dias de Chuva pode ser baixado gratuitamente no Android Market

Deixe o seu pensamento