Upgrade no CV? Use o voucher CATARINTA2018 na TIExames para ganhar 12% desconto.

O que minha equipe de projetos pode aprender com o Rugby?

Rugby - Posição Scrum

Rugby – Posição Scrum

Numa partida de Rugby, quando ocorre uma infração menor ou uma detenção, 8 jogadores de cada equipe se juntam com a cabeça abaixada para formar uma posição semelhante a um circulo e definir qual time ganhará a posse de bola.

Esta técnica, chamada de Scrum (do inglês scrimmage – que significa escaramuça)  é utilizada com o objetivo de reiniciar o jogo de modo rápido, seguro e imparcial. É um trabalho eficiente, executado em conjunto para um objetivo comum, e serviu de inspiração para a criação de um dos mais poderosos frameworks ágeis para a Gestão de Projetos: o Scrum.

Das equipes de Rugby para as equipes de Projetos

A utilização da palavra Scrum associada ao desenvolvimento de projetos surgiu no livro The New Product Development Game, de 1986, onde os autores defendem a ideia de que no desenvolvimento de um projeto toda a equipe deve trabalhar como uma unidade para atingir um objetivo comum, como no Scrum do Rugby.

A formalização da sua definição porém, surgiu apenas no ano de 1995, por Ken Schwaber, e foi nesta época que a metodologia passou a ser fortemente utilizada no desenvolvimento de projetos de softwares.

Mas afinal, como o Scrum pode agilizar o trabalho da minha equipe de projetos?

O framework Scrum é um conjunto de valores, princípios e práticas que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de um projeto, visando a melhoria contínua do processo, gerando diversos benefícios para a equipe de desenvolvimento e para o cliente.

Apesar de ter sido criado para o gerenciamento de projetos de fabricação de automóveis e produtos de consumo, é um framework usado para projetos complexos, onde é impossível predizer tudo o que irá acontecer, tendo se desenvolvido amplamente em projetos de software.

Ao trabalhar com Scrum, sua equipe de projetos terá papéis e responsabilidades bem definidos, assim como diversas etapas específicas, que deverão ser cumpridas para que o produto seja desenvolvido de forma rápida e eficiente.

[VIDEO] Assista aqui a uma entrevista com Leandro Silva, Instrutor do curso de Scrum na Clarify Blumenau, falando sobre as funcionalidades do Scrum

[SAIBA MAIS] Clique aqui para saber como funciona o método ágil de Gestão de Projetos Scrum

Deixe o seu pensamento