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Segunda startup que mais cresce no Brasil usa método de vendas da Exact Sales

Com método de vendas e pré-vendas da Exact Sales, a catarinense Nanovetores esticou a receita líquida em 658% entre 2013 e 2015. Segware do Brasil, 18ª no ranking nacional, também adotou a solução Exact

Duas das 20 startups que mais crescem no País revelam, por trás dos percentuais, uma inovação que já conquistou 500 empresas brasileiras: o método de vendas e pré-vendas da catarinense Exact Sales. De acordo com o estudo “As PMEs que mais crescem no Brasil”, da revista Exame PME e da consultoria Deloitte, a Nanovetores esticou a receita líquida em 658% entre 2013 e 2015, figurando na segunda colocação do ranking nacional. Nesse período, a receita saltou de R$ 1,219 milhões para R$ 9,167 milhões. Na 18ª posição vem a Segware do Brasil, com avanço de 116% na receita líquida entre 2013 (R$ 3,129 milhões) e 2015 (R$ 6,765 milhões).

“O método Exact Sales auxiliou fortemente no crescimento da Nanovetores nesse período. Por dois anos, a Exact Sales é o método de líderes de crescimento no Brasil e isso nos enche de orgulho”, destaca Théo Orosco, CEO da Exact. O segredo da Exact está em uma solução capaz de reduzir drasticamente o tempo e as despesas com negociações para vendas complexas.

 Felipe Roman e Théo Orosco - Crédito Felipe Carneiro


Felipe Roman e Théo Orosco – Crédito Felipe Carneiro

Depois de aplicar o método, a Nanovetores, que desenvolve sistemas de nanoencapsulação de ativos para aplicação em cosméticos e no setor têxtil, reduziu significativamente o tempo de vendas. “Com a Exact temos vendas acontecendo em dois, três dias, porque estamos identificando o cliente certo, no momento certo e estamos entregando o produto certo para ele”, revela o CEO, Ricardo Henrique Ramos.

No ano anterior, a líder desse ranking foi a empresa Welle Laser, que também utiliza o método da Exact como base de sua estrutura comercial. Para o CEO da Welle, Rafael Bottós, a Exact estabeleceu uma engenharia de vendas que gerou maior eficiência e melhor entendimento dos clientes potenciais. “O método da Exact gerou ganhos em diferentes áreas que, casados com o produto da Welle e a competência do time de vendas, foram responsáveis por levar a empresa a essa conquista”, afirma.

Máquina de vendas

Usando ferramentas tecnológicas de controle de funil, desde a captação até o fechamento da venda, a Exact ajuda a melhorar a eficiência do time de vendas, diminuir o tempo de negociação e acelerar o crescimento dos negócios. A startup implanta sua tecnologia no cliente e cria uma “máquina de vendas” capaz de turbinar os resultados em pouco tempo. Posteriormente, instala seu software e foca no aumento de conversão em vendas por meio da qualificação profunda de leads (clientes potenciais). “Algumas das principais dificuldades das empresas de vendas B2B de alta complexidade são o excesso de empresas em negociação e a longa duração das negociações. O processo de pré-vendas, quando realizado de maneira profissional, é capaz de trabalhar com essas dores de maneira estratégica”, explica Théo.

No curto prazo, o objetivo da Exact é não só ter 30% do ranking formado por empresas que tenha ajudado a crescer, mas também figurar entre os líderes da lista. A empresa, que surgiu oficialmente em 2015 a partir de um trabalho de consultoria iniciado em 2013/2014, tem como meta fechar este ano com 800 clientes e R$4,2 milhões de faturamento, contra R$1,7 milhão de 2015 (primeiro ano de operação). Liderada pelos sócios Théo Orosco e Felipe Roman, e com a participação societária do fundo de anjos GRB e do fundo CVentures/Primus, a Exact está sediada no Parque Tecnológico Celta, em Florianópolis (SC).

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