Upgrade no CV? Use o voucher CATARINTA2018 na TIExames para ganhar 12% desconto.

Setor tecnológico de Blumenau é o segundo que mais cresce no país

Município catarinense teve destaque no aumento do quadro de colaboradores de TI, de acordo com estudo inédito divulgado este mês

Reconhecido nacionalmente pelo potencial turístico e pelas festas tradicionais, o município catarinense de Blumenau desponta como um entre os principais polos de tecnologia de todo o país. Segundo dados do estudo inédito ACATE Tech Report 2015, uma iniciativa da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) em parceria com a Neoway, a cidade registrou 3% de crescimento no número de colaboradores do setor no último ano, posicionando-se como segunda cidade brasileira no quesito, atrás apenas de Florianópolis.

Responsável por 5% do PIB de Santa Catarina, o setor de tecnologia no estado vem crescendo, mesmo diante dos desafios decorrentes do cenário econômico. Com faturamento estimado em R$11,4 bilhões em 2015 e destaque na geração de empregos no setor, os resultados catarinenses no segmento são impulsionados por cidades como Blumenau, considerada um dos nove polos tecnológicos de maior desenvolvimento em todo o país.

Dados do estudo divulgado esta semana apontam o município como o quarto em faturamento médio em todo o país, apresentando 4,8 milhões no período. À frente de centros como Porto Alegre e Belo Horizonte, o setor tecnológico de Blumenau também é destaque em densidade de empresas e de empreendedores, critérios em que aparece entre as seis primeiras posições no ranking brasileiro.

Castelinho Moellmann (Havan) em Blumenau- Imagem: Kako Waldrich

Castelinho Moellmann (Havan) em Blumenau – Imagem: Kako Waldrich

Vale de inovação

O Vale do Itajaí, região onde se encontra o município blumenauense, concentra 28% das empresas catarinenses atuantes no setor de tecnologia, totalizando 804 companhias. A região é berço de empresas consideradas referência em todo o país, entre elas a Senior, fundada em 1988. “O Vale viu nascer soluções pioneiras em tecnologia e acompanhou o desenvolvimento do setor de perto, participando ativamente da construção do que Santa Catarina se tornou hoje: um polo diferenciado de inovação e empreendedores dinâmicos”, afirma Carlênio Castelo Branco, CEO da Senior. A empresa é reconhecida nacionalmente pelo desenvolvimento de softwares para gestão empresarial e registrou faturamento de R$ 224 milhões em 2015,  um crescimento de 16% para o período.

Expansão semelhante foi apresentada pela HBSIS, companhia de Blumenau especialista em vendas e logística, e que tem em sua carteira clientes como BRF e Ambev. A empresa registrou crescimento de 25% no período e prevê aumento de mais 17% no seu faturamento até o fim de 2016. Para Humberto Matesco, CEO da empresa, “a região continua vivenciando um momento positivo para continuar expandindo. Mesmo diante da crise que afeta todo o país, mantemos nossas perspectivas de desenvolvimento não só em Santa Catarina, como também em outras cidades brasileiras para onde estamos levando nossas soluções”, completa.

Resultados registrados

Segundo o estudo ACATE Tech Report, a região do Vale do Itajaí abriga 1.425 empreendedores, o equivalente a 27% do número total de Santa Catarina. Destaque entre os nove polos de tecnologia avaliados no país, a cidade de Blumenau ocupa o terceiro lugar em número relativo de empreendedoras, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A região como um todo também se destaca na quantidade de empregos gerados em 2015 (9.911, correspondente a 21% das vagas abertas no estado).

O ACATE Tech Report utiliza como base dados referentes a empresas de tecnologia com alto nível de atividade, a partir do cruzamento de informações de bases públicas como Ministério do Trabalho e Emprego, IBGE, Receita Federal, entre outros. Para acessar o estudo completo, acesse https://www.acate.com.br/acate-tech-report.

Sobre a Senior

Referência nacional em softwares para gestão, a SENIOR é uma empresa em constante evolução e que não para de crescer. Com um dos mais completos portfólios para alta performance, oferece tanto consultorias como sistemas integrados para Gestão Empresarial, Logística, Gestão de Pessoas e Gestão de Acesso e Segurança que apoiam seus clientes na otimização de processos e modelos de negócios, inovação e produtividade, simplificando a tomada de decisão.

Sobre a HBSIS

Sediada em Blumenau, a HBSIS atua na área de tecnologia da informação e conta com cerca de 400 profissionais. Entre seus 200 clientes estão grandes empresas brasileiras, como Ambev, BRF e Ultragaz, para as quais presta serviços de logística, vendas e outsourcing. Fundada em 1990, a empresa registrou crescimento de 25% no faturamento de 2015 e foi selecionada para participar do Promessas, programa de aceleração promovido pela Endeavor. Neste ano, está expandindo sua atuação para Campinas.

Deixe o seu pensamento