Upgrade no CV? Use o voucher CATARINTA2018 na TIExames para ganhar 12% desconto.

Startup brasileira participa da maior feira financeira nos EUA

Evento marca o início da operação internacional da empresa Cata Company, que cresceu 6.000% em dois anos, e contará com executivos dos maiores bancos mundiais

A Conferência Anual da Associação de Profissionais Financeiros (Association for Financial Professionals – AFP), que ocorre entre os dias 23 e 26 de outubro, em Orlando, Flórida, marca o primeiro passo de internacionalização da startup Cata Company. A empresa, com sede em Florianópolis (SC), irá expor seus dois principais produtos o CataCoin – equipamento que auxilia na captação e na gestão de moedas e também serve como uma plataforma diferenciada de publicidade – e o CataCash One, cofre inteligente e compacto que oferece mais agilidade e segurança às operações e otimiza a gestão financeira. A Cata Company participa da exposição ao lado de grandes de bancos como o HSBC, Santander, Citi, Deutsche Bank, Itaú, Bradesco, Bank of America, companhias de serviços financeiros, como Visa, American Express, BBVA Compass, Goldman Sachs e outras empresas em ascensão mundial como Google, Uber, Airbnb e Amazon.

A proposta da empresa é apresentar os seus novos produtos e soluções aos representantes de bancos e empresas financeiras, fazer networking com as grandes instituições e conhecer as principais demandas do setor nos EUA. O mercado estadunidense já é conhecido por Victor Levy, CEO e fundador da startup. Levy começou a sua carreira empreendedora em solo americano, no final da década de 1990, onde criou e vendeu a empresa AdVertica, maior portal e-services de mídia e publicidade das Américas. “Retorno aos EUA porque vejo uma ótima oportunidade para a empresa entrar com nossos produtos nesse mercado gigante. Mercado de grandes players, com um ciclo recente de crescimento, mas, de certa forma, sem grandes inovações nos últimos tempos”, afirma o empresário.

Victor Levy, CEO e fundador da startup

Victor Levy, CEO e fundador da startup

Essa é a primeira vez que a empresa se apresenta com o novo nome. Antes, a startup era conhecida pelo nome do seu principal produto: Catamoeda. Criada em outubro de 2013, a proposta inovadora era solucionar a falta de moedas no varejo. De lá para cá, a empresa viu o seu faturamento aumentar 6.000% em dois anos – passando de R$ 198,6 mil em 2014, para R$ 12 milhões consolidados este ano – após firmar um contrato de exclusividade com a maior empresa de segurança privada do Brasil, a Prosegur, e se tornar uma referência em tecnologia para o varejo, ampliando sua linha de produto para três equipamentos.

Em 2016, em parceria com a multinacional, desenvolveu três novos produtos: o CataCash One, cofre tecnológico inédito para o setor de pequenos e médios varejistas, o módulo publicidade para trade marketing nas suas máquinas e equipamentos de back office para concessionárias e empresas de transporte contabilizarem internamente suas moedas. “Nossa experiência ao desenvolver o CataMoeda, primeiro produto da empresa, foi fundamental para a rápida disponibilização de outros produtos no mercado”, explica Levy.

Produtos inovadores

O cofre é o destaque da empresa. O modelo CataCash One, desenvolvido em parceria com a Prosegur, veio como uma novidade para o mercado de pequenos e médios estabelecimentos varejistas, oferecendo mais segurança, aumento na eficiência da tesouraria e disponibilidade de coletas de valores semanais. O equipamento é compacto e pode ser instalado sob os balcões dos caixas ou no back office da loja, o dinheiro é contabilizado em tempo real na nuvem e armazenado com segurança automaticamente no malote interno. O projeto levou apenas seis meses para ser desenvolvido e tem capacidade de contabilizar até três mil cédulas, além de identificar cédulas duvidosas e reduzir perdas financeiras do estabelecimento.

A empresa também continua aprimorando o seu primeiro produto, o CataMoeda. Depois de três anos operando em mais de 110 redes varejistas por todo o Brasil, a máquina mantém o seu objetivo principal de solucionar o problema de falta de troco, e passa a oferecer outros serviços, como a contabilização e organização das moedas dos caixas após o fim do expediente e a gestão de moedas de concessionárias e empresas de transporte, além de oferecer uma nova plataforma de publicidade para trade marketing. Hoje, já são mais de 250 CataMoeda Prosegur espalhados por 22 estados e o Distrito Federal, incluindo três das cinco maiores redes supermercadistas do Brasil. A máquina, que oferece vantagens tanto para o varejista quanto para o consumidor final, já recolocou mais de 110 milhões de moedas em circulação, o que corresponde a cerca de 15% do total produzido pela Casa da Moeda em 2015.

Após a reformulação e ampliação da marca, a Cata Company não pretende desacelerar. Mantendo as características originais da empresa, como criatividade, inovação, disrupção e bom custo-benefício, Levy prevê mais crescimento para 2017. “Queremos nos manter como uma empresa de alta inovação, baseada no tripé hardware, software e design, oferecendo novos produtos disruptivos que atendam demandas específicas do mercado a cada semestre. No próximo ano, estamos estimando um aumento de pelo menos 300% no nosso faturamento. Não vamos parar por aqui”, finaliza.

Sobre a Cata Company

Com sede em Florianópolis (SC) e uma nova unidade de negócios em Pompano Beach (Flórida, EUA), a Cata Company é uma empresa de tecnologia que desenvolve soluções inovadoras para o varejo e o mercado financeiro. Entre seus produtos comercializados no Brasil está o CataMoeda Prosegur, equipamento que já arrecadou 110 milhões de moedas em mais de 110 redes varejistas – o que corresponde a 15% do volume total de moedas produzido pela Casa da Moeda em 2015. Em 2016, a empresa estreou, em parceria com a Prosegur, uma linha inédita de cofres inteligentes voltados aos pequenos e médios varejistas: o CataCash One/Caixa Fácil Mini. No mesmo ano, a Cata Company lançou uma linha de equipamentos de back office para concessionárias e empresas de transporte e uma nova plataforma de publicidade para trade marketing.

Nos EUA, a empresa comercializa o cofre CataCash One, que oferece mais agilidade e segurança às operações e otimiza a gestão financeira, e a máquina CataCoin, que auxilia na captação e na gestão de moedas e também serve como uma plataforma diferenciada de publicidade. Saiba mais em: www.catacompany.com.br e www.catacompany.com.

Deixe o seu pensamento