Upgrade no CV? Use o voucher CATARINTA2018 na TIExames para ganhar 12% desconto.

Tecnologia de Florianópolis retorna R$ 50 milhões em moedas às lojas de todo o país

Resultado foi possível graças aos equipamentos CataMoeda Prosegur, que já colocaram em circulação mais de 120 milhões de moedas

Ano após ano, o desafio dos comerciantes brasileiros em abastecer os caixas com moedas continua o mesmo. Segundo informações da assessoria do Banco Central, foram fabricadas 648 milhões de moedas em 2016, uma produção 5% inferior a 2015 e 70% menor que em 2013. Com menos moedas sendo disponibilizadas, os varejistas apelam para campanhas voltadas aos consumidores e para iniciativas tecnológicas, como o equipamento CataMoeda Prosegur. Em operação desde 2013, a tecnologia já retornou mais de 120 milhões de moedas aos caixas dos estabelecimentos comerciais do país, totalizando R$ 50 milhões.

catamoeda

As máquinas surgiram como uma solução para a falta de troco no comércio brasileiro. Criada pelo empresário Victor Levy, fundador da startup CataMoeda, hoje Cata Company, o equipamento troca moedas por cédulas, vale-compras, recarga de créditos de celular ou doações a instituições beneficentes. O monitoramento de todos os dados pode feito em tempo real no painel de controle online. Desde o início das operações, foram captadas cerca de 20% de toda a produção de moedas de 2016. “Se formos analisar apenas o ano de 2016, conseguimos captar o equivalente a 12% de tudo o que o Banco Central produziu no ano passado”, explica Levy. Em 2016, o CataMoeda Prosegur também passou a auxiliar os comerciantes na contabilização e organização das moedas dos caixas após o fim do expediente nos supermercados.

Sustentabilidade

Além da economia financeira, os equipamentos CataMoeda Prosegur também são sustentáveis. Com o retorno do dinheiro, já foram economizados mais de 311 kWh de energia e 586 toneladas de minérios que seriam utilizados na produção das moedas recolhidas pela máquina.

Sobre a Cata Company

Com sede em Florianópolis (SC) e uma nova unidade de negócios em Pompano Beach (Flórida, EUA), a Cata Company é uma empresa de tecnologia que desenvolve soluções inovadoras para o varejo e o mercado financeiro. Entre seus produtos comercializados no Brasil está o CataMoeda Prosegur, presente em mais de 140 estabelecimentos comerciais. Em 2016, a empresa estreou, em parceria com a Prosegur, uma linha inédita de cofres inteligentes voltados aos pequenos e médios varejistas: o CataCash One/Caixa Fácil Prosegur Mini. No mesmo ano, a Cata Company lançou uma linha de equipamentos de back office para concessionárias e empresas de transporte e uma nova plataforma de publicidade para trade marketing.

Deixe o seu pensamento